top of page

O objetivo dessa celebração é, depois de termos mergulhado em toda a riqueza espiritual que o Fórum Shalom nos proporcionou, ser enviados pelo Senhor como verdadeiros peregrinos que espalham pelo mundo a experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, fonte da verdadeira paz e de toda esperança.

 

                                                            

Início

O Coordenador inicia a celebração invocando a Santíssima Trindade e clamando de forma breve o Espírito Santo, suplicando que ele mergulhe-nos neste momento de oração e de envio, logo em seguida convida a acolher a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Canto: Faz Repousar

 

Estando fechadas as portas do lugar onde se achavam

Jesus veio e se pôs no meio deles, e disse Shalom!

Mostrou-lhes as mãos e o lado Shalom!

Como o Pai me enviou assim também eu vos envio

 

Sopra sobre nós Senhor como naquele dia

Põe fim à agonia que ronda o nosso coração

Sopra sobre nós então Teu Espírito Santo

E faz repousar sobre nós a Tua Paz

 

E mesmo quando nossa fé falhar

O Teu amor sei que insistirá

Em nos dar a experiência

De o Teu lado aberto tocar?

 

Efusão

Quando o Santíssimo for colocado no altar, quem coordena ou o padre faz uma oração FORTE E UNGIDA sobre toda a Comunidade, pedindo uma nova efusão do Espírito. Deus quer neste momento retirar amarras da vida espiritual, Deus quer dar uma experiência carismática, uma nova unção, um renovado ministério da palavra para a evangelização e um amor novo ao carisma e a Igreja.

Intercessões

Depois deste momento de efusão, quem coordena conduz um grande louvor por todas as graças que foram derramadas no Fórum, logo após o louvor iniciam-se as intercessões. Cada pessoa faz a sua prece e depois deposita no braseiro incenso como sinal da oração que sobe ao céu.

 

 

Senhor, te pedimos pela Igreja, neste tempo de preparação para o jubileu, para que seja dócil à voz do Espírito Santo que chama o coração à conversão. Para que estejamos abertos a receber a abundância da graça que vem das mãos do Nosso Pai que está nos céus. Rezemos ao Senhor!

-Senhor suba a vós como incenso a nossa oração  

 

Te suplicamos pela humanidade, para que em meio aos sofrimentos deste tempo possa encontrar em Ti, Senhor Ressuscitado a esperança de renascer. Volta ó Senhor tua face para nós e dai a este nosso tempo a vossa paz. Pedimos a Paz que vem do teu coração transpassado, o Shalom que é fonte de reconciliação e vínculo de união fraterna, para que que os inimigos voltem à amizade, os adversários se dêem as mãos, que o perdão supere o ódio, e a vingança dê lugar à reconciliação. Nós vos pedimos.

-Senhor suba a vós como incenso a nossa oração

 

 

Senhor, tu és o esposo que caminha à nossa frente nesta grande procissão, que se chama Comunidade Católica Shalom. Neste domingo, dia da tua ressurreição, tu vens ao nosso encontro, para nos enviar novamente. Queremos percorrer os quatro cantos desta terra, queremos ir às periferias da existência humana, para trazer todos para o interior desta procissão. Envia sobre nós o teu Espírito, dai-nos ousadia, Parresia, renova nossa efusão e nossa intimidade com o Espírito Santo!

-Senhor suba a vós como incenso a nossa oração

 

Depois deste momento espontâneo, faz-se um grande silêncio, então procede-se à bênção com o Santíssimo Sacramento. Depois da benção o Santíssimo sai em procissão, se for oportuno, então todos cantam com alegria:

Canto: À Casa do Pai

 

Vinde exultemos cantando ao Senhor

Alegres voltemos em festa à casa do Pai

Vinde ao banquete do seu grande Amor

Pois aquele que estava morto voltou a viver

Toda adoração, toda honra sempre ao Cordeiro Santo e Vencedor

Todas as nações cantarão a Glória e as Misericórdias do Senhor

 

Vede o povo que Deus tanto amou

Revestido de Misericórdia e de compaixão

Povo remido por sua Cruz

Nas estradas do mundo entoando um novo louvor

Toda adoração, toda honra sempre ao Cordeiro Santo e Vencedor

Todas as nações cantarão a Glória e as Misericórdias do Senhor

 

É eterna, eterna, sua Misericórdia

Neste momento inicia-se a procissão com o ícone da Toda-Pequena, na procissão tomam parte os artistas que representam os estados de vida. À frente da procissão, cinco jovens entram lançando pétalas de rosas sobre Nossa Senhora e dançam com exultação o Magnificat. As pessoas dos estados de vida que seguem a procissão podem ir acompanhando a Virgem de vários pontos até ela chegar ao local preparado no palco, estes devem levar consigo velas que serão colocadas em locais preparados.

Conclusão

Depois do canto, o coordenador convida todos a voltarem-se para Nossa Senhora, todos cantam e rezam honrando a Mãe de Deus:

 

À vossa proteção recorremos Santa mãe de Deus

Não desprezeis as nossas súplicas

Em nossas necessidades

Mas livrai-nos sempre De todos os perigos

Ó virgem gloriosa e bendita

 

Quem Coordena conclui dizendo:

 

- Bendigamos ao Senhor - Demos Graças a Deus

CELEBRAÇÃO DE ENVIO

bottom of page